Mensagem tem viralizado. Órgão não fez qualquer anúncio, até porque não tem competência para tal.
Por Roney Domingos, G1
(Foto: Arte/G1) |
Em nota, o órgão diz que não fez qualquer anúncio sobre reajuste de combustível ou de luz e que esses assuntos não são atribuição do Banco Central.
Nos relatórios de inflação, o BC costuma fazer previsões sobre os preços da gasolina e da energia. Mas são apenas estimativas.
A mensagem que circula na web tem provocado espanto e revolta. "Será? 37% é muuuuuuuuuuita coisa!!! A gente não sabe se duvida ou acredita!", diz um internauta.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela definição das tarifas de energia elétrica, diz que não houve reajuste de 37% e que o Banco Central não tem ingerência sobre esses preços.
Segundo a Aneel, os processos de reajuste tarifário são anuais e todas as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica passam por ele.
"O reajuste tarifário é um mecanismo utilizado para restabelecer o poder de compra da receita obtida por meio das tarifas praticadas pela concessionária. O procedimento é realizado anualmente e o resultado do processo pode gerar um índice negativo (baixando a tarifa) ou positivo (aumentando a tarifa). Ao calcular o reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. Existe um calendário de reajuste por concessionária", informa.
A Petrobras, que define os preços dos combustíveis nas refinarias, também diz que a notícia divulgada nas redes sociais não tem fundamento e que o Banco Central não tem ingerência nessa política. A definição de preços pela estatal às refinarias é diária, mas cabe a cada posto de combustível definir se repassa ou não eventuais aumentos ou reduções de custos para o consumidor. O site da empresa mostra os ajustes de preço.
Veja o que diz a mensagem falsa
"Repassem urgente❗ O BANCO CENTRAL acabou de anunciar: a conta de energia elétrica terá mais um reajuste, *dessa vez de 37%, e a gasolina de 14%.* Vejam que absurdo! O reajuste será aplicado a partir da próxima semana. *A imprensa foi comprada para não noticiar o novo reajuste abusivo.* Próxima sexta haverá uma paralisação geral! CHEGA DE TANTO ROUBO!!! Se você repassar para mais 7 pessoas ou em 3 grupos , conseguiremos mobilizar esse pais e esse canalhas, safado do temer vai cancelar esse reajuste absurdo. Vamos Mobiliza o Brasil! Até quando seremos roubados?"
Notícia falsa fala sobre preço da gasolina (Foto: Reuters) |
Mensagem falsa circula pela web (Foto: Arte/G1) |
XXX
0 Comentários